QUATRO LEITURAS DA ECONOMIA - VERSÃO AGOSTO 2025


Sobre como ler o Indicador: este link.


CONTEÚDO PROPRIETÁRIO - ERALDO DE PAOLA

NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO.

ATUALIZAÇÃO MAIS RECENTE DISPONÍVEL:

Pontuação baseada em desvio-padrão, série histórica desde 1994, períodos observados podem variar trimestralmente e mensalmente.

Comentários:

Líderes (junho): melhorias na maioria dos indicadores após dois meses consecutivos extremamente negativos, piora apenas em intenções de ordens. Acesso a crédito e intenções de investimentos com ligeira melhoria. Os próximos meses serão cruciais para decifrar se a tendência de deterioração atual continuará.

Cíclicos (junho): voltou a piorar após as melhorias parciais observadas em maio e as quais vieram após a deterioração histórica de abril. O indicador se mantém em território negativo, principalmente os dados do Housing Demand Index que compõe a série, apresentando fundo e retrocedendo aos piores patamares dos últimos anos, sendo este o maior responsável pelo nível da série.

Agregados (junho): muito próximo a leitura neutra pelo quinto mês consecutivo. Os dados dos agregados não são influenciados rapidamente como os dados líderes e cíclicos, entretanto, continuam abaixo do patamar do ano passado.

Atrasados (junho): a série foi atualizada para junho, depois de três meses aguardando a inclusão da lucratividade corporativa trimestral. A versão “proxy”, com utilização de dados mensais e sem o uso de lucros corporativos, foi capaz de antecipar a desaceleração acentuada puxada pelos dados do setor de serviços e consumo de serviços. Confirmamos a tendência apresentada pela proxy, mas ressaltamos que os ganhos de salário em setores anti-cíclicos e de serviços chamaram a atenção no mês de junho, retirando a série do território negativo, o qual foi observado em abril e em maio.