MEDIDOR DE CICLO GCLI e MATRIZ DE LEITURA CÍCLICA:
VERSÃO JULHO 2025
LEITURA DE JULHO DE 2025: RECESSION (RECESSÃO)
DADOS DE JULHO DE 2025.
Continuidade no quadrante de recessão pelo sexto mês consecutivo. Diferente do mês anterior, onde o nível de deterioração nos principais indicadores de investimento melhorou marginalmente para níveis menos pessimistas e em conjunto, mas ainda assim se apresentando em território negativo, dessa vez, no mês de julho, alguns medidores líder voltaram a cair para níveis historicamente baixos, como por exemplo a demanda por investimentos, em contrapartida, outros indicadores continuam melhorando e já voltam para território positivo, como novas ordens. Importante destacar que o impacto da leitura de abril, mês relacionado ao Liberation Day, elevou a incerteza em indicadores “soft” para níveis extremamente estressados, e, essa “âncora” força o nível de leitura dos últimos meses a permanecer em território negativo, mas, ressaltamos que a tendência em geral dos últimos doze meses, inclusive antes das eleições de 2024, não é uma tendência saudável do ponto de vista cíclico e histórico.
Os dados coincidentes começaram a replicar o que foi observado nos dados líderes em maio e junho, ou seja, ainda se apresentam em território restritivo, mas já em níveis menos piores. Os movimentos de maio e junho seguiram as nossas expectativas iniciais após o choque de abril, continuamos, assim como no mês passado, em dúvida a respeito do andamento de curto-prazo. Concluímos que os próximos meses guiarão e confirmarão se de fato estamos no início de um novo miniciclo de recuperação, ou, se a tendência de deterioração irá se espalhar e ganhar corpo.
Os indicadores líderes melhoraram ligeiramente em 4.8pts na avaliação de avanço mensal e se mantiveram similares a avaliação de 12 meses atrás. Já os indicadores coincidentes melhoraram (novamente) em 13.5pts na avaliação de avanço mensal e se mantiveram similares a avaliação de 12 meses atrás.
Sobre como ler o Indicador: este link.
CONTEÚDO PROPRIETÁRIO - ERALDO DE PAOLA
NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO.